Júri

Ciêncas Humanas
Raquel Lazzari Leite Barbosa
Graduou-se em Fonoaudiologia pela PUC-SP. Fez Mestrado e Doutorado em Educação, respectivamente, na PUC-SP e na Unicamp e fez Livre-docência em Didática pela UNESP. Atualmente é professora adjunto na Faculdade de Ciências e Letras-UNESP-Assis/SP e Professora Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências -UNESP-Marília/SP. Coordena o “Grupo de estudos e pesquisas sobre linguagem, ensino e narrativa de professores” – GEPLENP – UNESP-Assis/SP, certificado pelo CNPq. Dedica-se ao ensino e pesquisa em Educação com ênfase em formação de professores, avaliação educacional e práticas de leitura.

Ciências Humanas
Silvia Virgínia Coutinho Areosa
Graduada em Psicologia, mestre em Psicologia Social e da Personalidade com doutorado sanduíche na Universidade de Barcelona e pós‑doutorado em Serviço Social (PUCRS, 2012). Professora do Curso de Psicologia e do PPG em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul/UNISC, coordenadora do Mestrado Profissional em Psicologia desde 2019. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Envelhecimento e Cidadania/GEPEC (CNPq), editora da revista PSI UNISC desde 2017 e membro da diretoria da Associação Nacional de Pós-graduação em Psicologia/ANPEPP(25/26). Atua em Gerontologia, políticas públicas, saúde mental e gênero.

Ciências Humanas
Wanderson Flor do Nascimento
Filósofo e professor de filosofia na Universidade de Brasília, onde pesquisa e ensina filosofia política, filosofias africanas, direitos humanos e interfaces interdisciplinares sobre os processos de subjetivação e formação docente, mobilizando também as teorias de gênero e a psicanálise. É tradutor, coordena o Núcleo de Estudos de Filosofias Africanas Exu do Absurdo (NEFA/UnB), membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/UnB) e é Conselheiro do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial, na categoria de Notório Saber. É autor e organizador de diversos livros, entre eles Entre apostas e heranças: Contornos africanos e afro-brasileiros na educação e no ensino de filosofia no Brasil.

Ciências Naturais e Matemáticas
Josiane Burkner dos Santos
Graduada em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual de Ponta Gross (1992), Mestre em Agricultura pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2006) e doutorado em Fitotecnia com enfase em Produção em Vegetal pela Universidade Federal do Parana. Atualmente é Pesquisador no Instituto Agronömico do Parana (IAPAR), atuando na área de Solos, com pesquisas com enfâse na Dinâmica da Matéria Orgância do Solo. (Fonte: CNPq-Lattes)

Ciências Naturais e Matemáticas
Márcio Rogério da Silva
Possui graduação em Engenharia da Computação pela Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos, na linha de pesquisa Instituições, Organizações e Trabalho (IOT). Foi professor adjunto do curso de Engenharia de Produção na Universidade Federal da Grande Dourados (FAEN-UFGD/MS) e atualmente professor no curso de Administração da UFSCAR Campus Lagoa do Sino. Faz parte do Núcleo de Sociologia Econômica e das Finanças (NESEFI-DEP - UFSCAR). Na pesquisa atua com ciência de dados (especialmente Análise de Correspondência Múltipla (ACM), Análise de Conteúdo, Análise de Redes e Text Mining) na busca por sentidos da tomada de decisão de agentes públicos e privados, especialmente elites financeiras públicas e privadas que provocam concentração de renda e desigualdades sociais estruturais.

Ciências Naturais e Matemáticas
Teldo Anderson da Silva Pereira
Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (2000), mestrado (2002) e doutorado (2006) em Física pela Universidade Federal do Ceará. Realizou pós-doutorado no Laboratoire Pierre Aigrain, em Paris (2013-2014). Atualmente, é professor titular na Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: estrutura eletrônica de materiais, propriedades de transporte e ópticas de sistemas semicondutores de baixa dimensionalidade, incluindo poços quânticos, fios quânticos, lasers de cascata quântica e materiais bidimensionais (2D). Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Física da UFMT no período de 2017 a 2020. É membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Sociedade Brasileira de Física (SBF).

Ciências Sociais
Cláudio Luis Camargo Penteado
Professor Titular da UFABC. Professor do Programa de Pós-graduação em Ciências Humanas e Sociais da UFABC. Doutor e Mestre em Ciências Sociais pela PUC/SP. Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologias de Democracia Digital (INCT-DD), Pesquisador do Laboratório de Tecnologias Livres da UFABC (LabLivre/ UFABC) e do Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Poder (NEAMP/PUCSP). Coordenador do Grupo de Pesquisa do Observatório de Conflitos Online (OBSERVA).

Ciências Sociais
Edson José Holtz Leme
Graduado em História (UEL), Especialista em Organização de Arquivos (USP), Especialista em Gestão Universitária (UEL), Mestre e Doutor (UNESP). Foi historiador do Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica da UEL, professor das redes pública e privada de Londrina, professor colaborador do curso de Especialização em Patrimônio e História (UEL). Diretor do Sistema de Arquivos da UEL – SAUEL. Autor dos livros: “Noites Ilícitas: histórias e memórias da prostituição” e “Decifra-me ou te devoro: museu histórico como teatro da memória”, editados pela EDUEL.

Ciências Sociais
Rozeli Maria Porto
Antropóloga, mestre e doutora pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com pós-doutorado pela Universidad de Sevilla, Espanha. É professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), vinculada ao Departamento de Antropologia e ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Faz parte do Grupo Gênero, Corpo e Sexualidades (GCS/UFRN), da Red LIESS e da Red LIBRE (Espanha), do NIGS e do LEVIS (UFSC). Vencedora do Prêmio "Pesquisadora Destaque UFRN" da grande área de Ciências Sociais, Humanas, Letras e Artes. Sócia efetiva e coordenadora do Comitê Saúde da Associação Brasileira de Antropologia - ABA. Secretária Adjunta da ANPOCS (2025/2026). Bolsista produtividade CNPq.

Ciências Sociais Aplicadas
Adriano de Oliveira Sampaio
Professor associado da Universidade Federal da Bahia (Facom/UFBA) e do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura/IHAC/UFBA). Professor Visitante na Universidade do Quebec em Montreal (UQÀM) (Canadá/Montreal), Capes-Print (2023.2). Bolsista Pós-Doutorado Sênior CNPQ, vinculado ao INCT-INTREE (2024.1). Coordenador e idealizador do Mestrado Profissional em Gestão e Práticas em Comunicação e Cultura (FACOM/UFBA) (2023). Pós-Doutorado pela ECA/USP (2016-2017). Doutor e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas - UFBA, com estágio doutoral pela Universidade de Paris III - Sorbonne Nouvelle, graduado em Comunicação Social - Relações Públicas pela Universidade do Estado da Bahia. É professor colaborador no Mestrado Profissional em Segurança Pública, Justiça e Cidadania (PROGESP/EAD/UFBA). Atualmente, colabora no conselho editorial de periódicos nos domínios da Comunicação e da Cultura no Brasil e em Portugal. (Fonte: CNPq-Lattes

Ciências Sociais Aplicadas
Daize Fernanda Wagner Silva
Doutora em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (2017). Estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFMG (2021-2022). Mestre em Direito pela Ludwig-Maximilians-Universität München (1999). Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997). É Professora Associada em exercício no Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Santa Catarina (CCJ/UFSC). É professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Desenvolve pesquisa acerca da temática de Direito e Povos Indígenas. É associada ao Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI), à Rede de Estudos Empíricos em Direito (REED), à Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos (ReBEDH). (Fonte: CNPq-Lattes)

Ciências Sociais Aplicadas
Flávio de Lemos Carsalade
Arquiteto pela Escola de Arquitetura da UFMG em 1979, Mestre em Arquitetura pela UFMG - 1997, Doutor em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia – 2007, Pós-Doutorado na Università degli Studie di Firenze (Florença/ Itália, 2024), Professor Titular da Escola de Arquitetura da UFMG, onde ingressou em 1982, sendo seu diretor entre 2008-2012 e onde exerce várias atividades de pesquisa e extensão. Pesquisador do CNPq. Presidente do Departamento de Minas Gerais do Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB/MG (1996/1997 e 1998/1999), Presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA/MG (1999 a 2002), Secretário Municipal de Administração Regional Pampulha, Prefeitura Municipal de BeloHorizonte (2003 a 2007), Diretor da Editora UFMG (2015-2024), Professor visitante em universidades dos Estados Unidos da América, Espanha e Alemanha. Atualmente é presidente do ICOMOS Brasil.

Ciências da Vida
Carmen Fontes de Souza Teixeira
Graduada em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (1978). Mestrado em Saúde Comunitária pela Universidade Federal da Bahia (1982) e Doutorado em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia (1996). Professora do quadro docente da Universidade Federal da Bahia (1980-2023), tendo atuado no departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina, (1980- 1993), no Instituto de Saúde Coletiva ( 1994-2023) e no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos, (2008-2023). Atualmente, aposentada continua atuando como docente no curso de Mestrado do Programa de Estudos Interdisciplinares sobre Universidade, no IHAC-UFBA, e no Programa de Pós-Graduação do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, na área de Política, Planejamento e Gestão de sistemas de saúde. Pesquisadora do Observatório de Análise Política em saúde (ISC-UFBA). Membro do Conselho Editorial da Revista Baiana de Saúde Pública.

Ciências da Vida
Jacinta de Fatima Sena da Silva
Possui mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (2002) e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (2017). Atualmente é pesquisadora colaboradora da Universidade de Brasília e pesquisadora colaboradora da Escola de Governo Fiocruz Brasília. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em educação em saúde, atuando nas seguintes linhas temáticas: políticas públicas; básica à saúde; equidade, migração, saúde, trabalho e direitos humanos; saúde indígena, saúde do trabalhadora/o, educação popular e participação social. (Fonte: CNPq-Lattes)

Ciências da Vida
Waldir Stefano
Graduação em Biologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1981); graduação em Medicina Veterinária pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1987); mestrado em História da Ciência pela Pontifícia Catolica de São Paulo e doutorado em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica da São Paulo . Atualmente é professor adjunto II da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Universidade Cruzeiro do Sul. Professor de Genética - Evolução e Paleontologia. Secretário da Associação Brasileira de Filosofia e História da Biologia (2006-2009). Coordenador do Grupo de Estudos em História da Geologia e Paleontologia da Universidade Presbiteriana Mackenzi

Linguística, Letras e Artes
Kyldes Batista Vicente
Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA), Graduada em Letras e Mestre em Letras e Linguística (UFG) e pós-doutoramento em Letras e Linguística (UFG). Atualmente é Professora da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e da Secretaria Estadual de Educação (Seduc-TO). É editora das revistas: Humanidades e Inovação, Revista Extensão e Revista Multidebates . Integra o projeto Figuras da Ficção, colaborando no Dicionário de Personagens da Ficção Portuguesa, do Centro de Literatura Portuguesa (Universidade de Coimbra). Professora convidada do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras-UFT - Porto Nacional), tendo os seguintes interesses de pesquisa:1) personagem ficcional (em seus aspectos figuracional ou refiguracional); 2) ambiência narrativa das adaptações da escrita para a televisão; 3) ficção seriada televisiva (séries, minisséries, microsséries e telenovelas); 4) educação, linguagem e sociedade.

Linguística, Letras e Artes
Nilton Milanez
Professor Pleno na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus I, Salvador. Professor efetivo do Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL/UNEB). Pós-doutoramento, na Sorbonne Nouvelle, em Corpo e Cinema (2010-2011), na Paris VIII, em Corpo e Psicanálise (2015-2016) e, na Universidade Federal de Uberlândia, em Estudos Literários (2020-2021). Pós-doutorado em Retórica foucaultiana e Corpo na Universidade Federal de Minas Gerais (2025-2026). Coordenador do LABEDISCO/CNPq – Laboratório de Estudos do Discurso e do Corpo - e do Clube de Leitura LGBTI+ Independente da Bahia no Museu de Arte da Bahia. Tradutor e escritor com ênfase em literatura LGBT.

Linguística, Letras e Artes
Percival Tirapeli
Professor titular no Instituto de Artes da UNESP (2008), Universidade Estadual Paulista, Mestre (1983) e Doutor (1989), pela escola de Comunicações e Artes da USP, bacharel e licenciado (1975 e 1976) em Desenho e Plástica e Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. É professor na graduação, mestrado, doutorado na UNESP. Possui experiência em artes, focada em pintura e história da arte, autor de 25 livros sobre arte brasileira e especialista no período barroco, atua nos seguintes temas: arte brasileira, patrimônio artístico e cultural, arte e arquitetura religiosa. Como artista plástico, trabalha desde 1975 e participou de duas Bienais Internacionais de São Paulo; expôs individualmente em São Paulo, Brasília e Roma. Como curador, trabalhou na concepção e curadoria em diferentes museus, principalmente sobre arte barroca. Desde 1987, criou e coordena o Barroco Memória Viva, um grupo de extensão e estudos sobre barroco brasileiro, e um grupo de pesquisa homônimo junto á CAPES. Concebeu e coordena o Acervo Digital em Artes Visuais junto á Biblioteca do Instituto de Artes da UNESP

Literatura Infantojuvenil
João Luís Cardoso Tápias Ceccantini
Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/ Faculdade de Ciências e Letras de Assis (1987), onde também realizou seu mestrado (1993) e doutorado em Letras (2000). Atualmente é professor assistente doutor da UNESP, instituição em que trabalha desde 1988. Atua junto à Disciplina de Literatura Brasileira, desenvolvendo pesquisa principalmente nos seguintes temas: literatura infantil e juvenil, leitura, formação de leitores, literatura e ensino, Monteiro Lobato e literatura brasileira contemporânea de um modo geral. É coordenador do Grupo de Pesquisa "Leitura e Literatura na Escola", que congrega professores de diversas Universidades do país. Foi coordenador do Grupo de Trabalho da ANPOLL "Leitura e Literatura Infantil e Juvenil". É votante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ. Tem realizado diversos projetos de pesquisa aplicada, voltados à formação de leitores e ao aperfeiçoamento de professores no contexto do Ensino Fundamental. Nos últimos anos, também tem desenvolvido alguns projetos para a Editora UNESP.

Literatura Infantojuvenil
Mariana Cortez
Docente na Universidade Federal da Integração Latino-americana da área Letras/Linguística, na graduação e do mestrado em Literatura Comparada (PPGLC). Docente colaboradora do mestrado PROFLetras, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (2008), projeto fomentado com bolsa sanduíche (CAPES) - estágio de doutorado no exterior, Portugal (UTAD). Mestre em Semiótica e Linguística Geral (2001) pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado em Educação na Universidade Estadual Paulista (UNESP - Presidente Prudente). Bolsista de Produtividade Desenvolvimento, Tecnologia e Extensão Inovadora do CNPq - Nível 2. Tem experiência na área de Letras. Coordenadora do projeto: "Vivendo Livros". Atua principalmente nos seguintes temas: Biblioteca escolar e comunitária, Mediação de Leitura, Literatura e Ensino e Literatura Infantil. (Fonte: CNPq-Lattes)

Literatura Infantojuvenil
Olívia Barros de Freitas
Doutora em Letras — Literatura Brasileira — pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestra em Literatura, bacharela e licenciada em Letras — Língua Portuguesa e Respectiva Literatura pela Universidade de Brasília (UnB). Atua na Editora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (Editora da UFCSPA). Foi docente do curso de Pós-Graduação em Literatura Brasileira da UFRGS, e foi professora de Língua Portuguesa e Literatura na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Consultora do Programa Nacional do Livro Didático, área: literatura, do Ministério da Educação (PNLD - MEC).

Projeto Gráfico
Leonardo Araújo da Costa - Leonardo Buggy
Buggy possui mestrado em Design pela UFPE (2006), especialização em Gestão de Empresas pela Fundação Dom Cabral (2005) e graduação em Desenho Industrial/Programação Visual pela UFPE (2000). Ex-sócio da Fundição, empresa de design e tecnologia do Porto Digital, também atuou como designer gráfico e diretor de arte colaborando e/ou prestando serviços a empresas como Diário de Pernambuco, SEBRAE, TIM, Chesf, Plug/J.W. Thompson, Gruponove, Ampla, Ponto de Criação, Zanthus, Tempest, Icorp, WPD e Inteligência Informática. Entre os anos de 2003 e 2006 foi diretor cultural da Associação Profissional de Designers de Pernambuco-APD-PE e gestor do Centro de Artes Visuais e do Centro de Design da Cidade do Recife, ambos mantidos pela prefeitura. Organiza e participa ativamente de palestras, exposições, congressos e concursos no Brasil e no exterior, tendo sido premiado na 7ª e 9ª Bienal de Design Gráfico da ADG-Brasil, na Bienal Letras Latinas de 2004 e 2008, no Segundo Salão Pernambuco Design e no Prêmio CLAP de 2013 e 2015. Atualmente contribui com a Tipos do aCASO, a Editora Serifa Fina, a Editora Estereográfica, a editora do IFCE, a Trampo Letras & C.O. e é professor do Curso de Design da Universidade Federal do Ceará, UFC, onde fundou em 2015 e coordena até hoje o Laboratório de Tipografia do Ceará, LTC. (Fonte: CNPq-Lattes)

Projeto Gráfico
Marilena de Oliveira Costa Pini
graduada em Educação Artística pela FAAP e mestre em Arquitetura e Urbanismo pela FAU USP, é fundadora do estúdio Mari Pini Design, especializado em identidade visual, expografia, editorial e produtos autorais, premiados desde os anos 1970. Na área educacional, lecionou história da gráfica e design gráfico em faculdades como IED, Rio Branco e Bandeirantes, além de coordenar a Faculdade de Artes Visuais do IED e liderar o NEX - Núcleo Exploratório de Pesquisa em Design. Em 2018, fundou o IDP - Instituto Design Público, voltado ao empreendedorismo feminino em São Paulo.

Projeto Gráfico
Miguel de Araujo Lopes
Designer, mestre em Design pela Escola de Belas-Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro PPGD/EBA/UFRJ, Pós graduado latu sensu em Literatura, Memória Cultural e Sociedade pelo Instituto Federal de Educação Tecnológica Fluminense (2019), Graduado em Design Gráfico (2017) e Letras: Português-Libras (2023). Docente nos cursos de Design Gráfico, Publicidade e Propaganda e Jornalismo da Universidade Vale do Rio Doce (Univale).

Tradução
Jovelina Maria Ramos de Souza
Professora Associada 1 da Universidade Federal do Pará desenvolvendo ensino e pesquisa na graduação e pós-graduação em Filosofia, com licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal do Pará (1988), mestrado em Filosofia, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e doutorado em Filosofia pelo Programa de Doutorado Integrado em Filosofia - UFPB/UFPE/ UFRN (2011). Associada da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC) e da Sociedade Brasileira de Retórica (SBR). Integra a Rede Brasileira de Mulheres Filósofas. Coordena o POIESIS - Grupo de Pesquisa em Filosofia Antiga e Recepção e o LEFANN - Laboratório de Ensino de Filosofia Antiga do Norte e Nordeste. Coordenadora (2014-2018).e Vice-coordenadora (2018-2021) do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFPA. Cooperação Internacional com o Prof. Ioannis Petropoulos, da Democritus University of Thrace, Grécia (2018-2024). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Antiga, atuando principalmente nos seguintes temas: Platão, recepção e transposição da poesia na filosofia platônica, representações do feminino na Antiguidade, teorias do belo, da representação e das paixões. Presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (2022-2023). Organizadora dos Dossiês: Transposições nos Estudos da Antiguidade(s) (2024), Representações Femininas na Antiguidade (2023) e Mulheres Filósofas no Norte (2022). Coordenadora do Trágicas, atividade de extensão relacionada à questão da violência a mulher, a partir das representações femininas da tragédia grega. Coordena o projeto de pesquisa Metáforas do parto e da maternidade em Platão e Eurípides (2023-2024). Coordenadora do GT de Filosofia Antiga da ANPOF. Formação complementar em grego, latim, alemão, inglês e francês. (Fonte: CNPq- Lattes)

Tradução
Maria Paula Gurgel Ribeiro
Possui graduação em Direito Privado pela Faculdade de Direito da USP (1986), mestrado em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas-USP (2001), com a dissertação "Tradução de Águas-fortes portenhas, de Roberto Arlt" e doutorado também em Língua Espanhola e Literatura Espanhola e Hispano-Americana, pela mesma Faculdade de Filosofia , Letras e Ciências Humanas-USP (2008), com a tese "Monteiro Lobato e a Argentina: mediações culturais" . Traduziu obras de Roberto Arlt, Jorge Luis Borges, Adolfo Bioy Casares, Antonio Di Benedetto, Paul B. Preciado, Alan Pauls, Leopoldo Lugones, entre outros. (Fonte: CNPq- Lattes)

Tradução
Marie-Hélène Catherine Torres
Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina no Brasil (UFSC) e pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Brasil (CNPq). Especialista em Estudos da Tradução, seus trabalhos de pesquisa se concentram há cerca de quinze anos na teoria e história da tradução, bem como nas relações entre as literaturas brasileira e francófona. Sua trajetória é marcada por uma formação internacional (doutorado na KU Leuven na Bélgica, pós-doutorados no Brasil e na França) e uma atividade de orientação de pesquisas. Desde 2019, suas pesquisas assumem uma dimensão geopolítica e ecocrítica ampliada através de seu engajamento nos estudos amazônicos. Ela coordena em colaboração o projeto PROCAD-AMAZÔNIA (2019-2025) entre a UFSC, a UFPA e a UEA, e participa do projeto CNPq Amazônia – Comunidades Nômades/Pró-Humanidade (2023-2026) em parceria com várias instituições brasileiras e internacionais.